O que é minimalismo? 4 maneiras de adotar um estilo de vida minimalista

Se você está procurando uma maneira de simplificar sua vida, o minimalismo pode ser o estilo de vida para você. Um estilo de vida minimalista é viver intencionalmente com menos posses – concentrando-se apenas no que você precisa. Viver com menos pode ser a escolha certa se você estiver se sentindo sobrecarregado com a desordem, se estiver procurando menos distrações ou se estiver procurando cortar gastos.

Will Nog Pro

11/9/20254 min read

Viver um estilo de vida minimalista

Então, o que é exatamente um estilo de vida minimalista? A chave é a intenção. As pessoas que praticam um estilo de vida minimalista possuem apenas itens que servem a um propósito em suas vidas e eliminam as coisas que desviam a atenção das roupas, decoração, hobbies e ferramentas que realmente valorizam. O minimalismo parece diferente de pessoa para pessoa, então cabe a você decidir o que manter e o que descartar com base nas coisas que são importantes para você.

Muitas pessoas decidem tentar o minimalismo para reduzir o estresse. Se você se encontra com uma agenda sobrecarregada, armários bagunçados ou uma mente ocupada, tente viver com menos – menos compromissos, menos posses e menos distrações.

4 maneiras de ajudar a implementar um estilo de vida minimalista

Viver um estilo de vida minimalista significa refletir sobre seus valores e, em seguida, cortar coisas que não estão mais servindo a você.

Organizando

Um bom lugar para começar pode ser organizar seu espaço físico. Você pode começar simplesmente se livrando de um item, como uma peça de decoração, que não quer ou não precisa. A partir daí, escolha uma técnica de organização que funcione para você. Por exemplo, você pode querer começar com as bugigangas em suas prateleiras ou decorações de Natal armazenadas. Se você não o usou no ano passado, considere doá-lo, vendê-lo ou se livrar dele. Ou você pode querer começar com os espaços mais usados em sua casa. Considere cada item individualmente e decida se é necessário, útil ou traz alegria, Um estilo de vida minimalista não significa se livrar de todos os seus pertences – trata-se de manter os mais importantes.

Dicas de cozinha

A cozinha é um dos lugares mais fáceis de reduzir a desordem ou itens estranhos. Para começar, considere os itens que você usa com mais frequência. Examine seus eletrodomésticos, talheres, tigelas, pratos e ferramentas e jogue fora tudo o que você não usa. A partir daí, reduza ainda mais sua coleção seguindo a regra "melhor, favorito, necessário". Por exemplo, se você tiver três tigelas do mesmo tamanho, considere qual é a sua favorita ou funciona melhor e elimine as outras.

Para itens como canecas, pratos e talheres, tente não guardar mais do que o necessário. Quando se trata de seus aparelhos, tente encontrar aparelhos multiuso. Por exemplo, uma torradeira que também tem opção de air fry ou um processador de alimentos que também funciona como liquidificador.

Guarda-roupa minimalista

A roupa é outra coisa fácil de acumular – especialmente se você mora em algum lugar com todas as quatro estações que parecem exigir um guarda-roupa em constante rotação. Uma das maneiras mais fáceis de começar a encolher seu armário é experimentando tudo. Livre-se de qualquer coisa que não sirva ou em que você não se sinta confiante e doe sapatos que não sejam confortáveis. Você também pode querer começar a transição para um guarda-roupa cápsula. Isso significa que você possui tudo o que precisa para uso diário, mantendo um guarda-roupa mínimo. Para o futuro, considere alugar roupas para ocasiões especiais, em vez de comprar uma roupa nova que você só pode usar uma vez.

Ajuste seu processo de pensamento

A organização inicial dos pertences em sua casa provavelmente será um alívio para alguns ou um desafio para outros. No entanto, manter um estilo de vida minimalista é um processo muito mais interno do que externo, e mudar sua mentalidade é uma parte importante para alcançar o sucesso. Praticar a atenção plena, especialmente ao fazer compras, é uma parte importante do minimalismo. Antes de fazer as compras, tente imaginar como o item se encaixaria na sua vida, com que frequência você o usaria e se é necessário.

Também é importante dar graça a si mesmo. A transição para um estilo de vida minimalista é uma grande mudança, então não espere ser perfeito da noite para o dia. Dê a si mesmo tempo para fazer mudanças e descobrir o que funciona para você.

Benefícios do minimalismo

Os benefícios de viver um estilo de vida minimalista podem variar de pessoa para pessoa, mas muitas pessoas acham que isso ajuda a criar espaço físico, mental e emocional. Algumas pessoas podem achar que o excesso de ansiedade é indutor de ansiedade, então adotar um estilo de vida minimalista pode ajudar a aliviar um pouco disso. Perceber que você precisa de menos também o ajudará a economizar dinheiro, pois evita comprar coisas desnecessárias.

Você também pode descobrir que o minimalismo ajuda a reduzir seu apego às coisas físicas, o que pode ajudar a melhorar sua saúde mental ou aumentar sua satisfação com o que você tem. E, por último, o minimalismo pode ser uma forma de ser mais ecológico. Reduzir o consumo e as compras excessivas e, em vez disso, investir em menos bens de maior qualidade é uma forma mais sustentável de fazer compras.

O que mais

Escolher um estilo de vida mais minimalista é algo que você pode querer considerar se estiver procurando reduzir a desordem e o estresse. Isso requer algumas mudanças importantes no estilo de vida e na mentalidade, mas se for algo com o qual você deseja se comprometer, poderá ver muitos benefícios.